quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Os Tipos de Pronomes

       Pronomes Pessoais

Do caso reto: eu, tu, ele, nós, vós, eles.

Do caso oblíquo: me, mim, comigo, te, ti, contigo, se si, consigo, o, a, lhe, nos, conosco se, si, consigo, os, as, lhes.

De tratamento: vossa alteza (príncipes, duques)
Vossa Majestade (reis, imperadores)
Vossa excelência (altas autoridades).
     Pronomes Possessivos

Meu, minha , meus, minhas


teu, tua, teus, tuas


seu, sua, seus, suas
nosso, nossa, nossos, nossas


vosso, vossa
vossos, vossas
seu, sua, seus, suas
   Pronomes Demonstrativos

Este, esta, estes, estas

esse, essa, esses, essas


aquele, aquela, aqueles, aquelas, isto, isso, aquilo
       Pronomes Relativos

O qual, a qual
os quais , as quais
cujo, cuja
cujos, cujas

quanto, quanta
quantos, quantas
que, quem, onde
      Pronomes Indefinidos

Algum,  nenhum

todo, outro

muito, pouco, certo

quanto, tanto
qualquer, etc
   Pronomes Interrogativos

Que, quem
quantos, qual

Nenhum comentário:

Postar um comentário