quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Brasil Império

                                                               Brasil Império 

                   Brasil Imperial é o período da História Brasileira iniciado com a Independência do Brasil em 7 de Setembro de 1822. O Brasil deixou de ser colônia portuguesa para se tornar uma nação independente.

                     A Independência do Brasil aconteceu não da forma como muitos brasileiros da época queriam. O Brasil continuou a ser governado por um membro da família real portuguesa. 

                    Dom Pedro foi coroado como Imperador e Defensor Perpétuo do Brasil. Para continuar como Imperador do Brasil, Dom Pedro I teve que renunciar ao trono português. 

                 Na epóca, muitos esperavam que aqui fosse instalado um governo republicano. Na verdade o que aconteceu foi a criação de um governo monárquico governado por um imperador mão de ferro.

              A primeira constituição do Brasil dividiu o poder do Império em legislativo, executivo e judiciário, mas isso nada valia pois todas as decisões desses poderes tinham que ser aprovados pelo poder Moderador, exercido pelo Imperador.

               A forma autoritária com que D. Pedro I governou o Brasil fez com que o mesmo perdesse o controle do império. Revoltas começaram a surgi por todo o país. As províncias passaram exigir mais autonomia politica.

                   A cada ano que se passava a figura do Imperador tornava-se cada vez mais impopular. Em 1831, pressionado por todos, Dom Pedro I abdicou o trono imperial brasileiro a favor de seu filho, o pequeno Pedro de Alcântara que governaria o Brasil com o título de Dom Pedro II.

                O reinado de Dom Pedro II duraria até em 1889, ano em que os militares brasileiros deram um golpe de estado que extinguiu Império Brasileiro. O marechal Deodoro da Fonseca declarou extinto o regime imperial e Proclamou a República.


                                        

                                                                        A Família Real
  


            Texto produzido por Pâmella Sthefhany Nepomuceno Silva    5º Ano "A"


                         

terça-feira, 25 de setembro de 2012

Brasil Colônia

                                                              Brasil Colônia 


                  Em 1500, uma frota portuguesa aportava em terras tupiniquins, dando início à história do Brasil. Baseada na visão eurocêntrica, a historiografia brasileira abrange os acontecimentos realizados pós-descobrimento, e trata a vida e os costumes dos primeiros habitantes do Brasil do período pré-cabralino, os indígenas, com irrelevância. Diferente da historiografia mundial (que é dividida em Pré-História, Idade Antiga, Idade Média, Idade Moderna e Idade Contemporânea), a história do Brasil é dividida em Colônia, Império e República.

                   O período Colonial abrange do Descobrimento até a chegada da Família Real ao Brasil, período em que a colônia foi preparada para receber a monarquia e boa parte da nobreza portuguesa. O Brasil era uma porção de terras, habitadas por indígenas, negros e alguns europeus. Sua economia era voltada para a produção açucareira, visando a exportação. Quando houve a chegada da Família Real, foram implantados na Colônia um Banco, uma Biblioteca, uma Imprensa Régia e outros órgãos, marcando sua transição para o Período Imperial.

                    O Brasil Império foi marcado pelas revoltas internas em prol da Independência e da abolição da escravatura. O rei de Portugal, Dom João VI, havia elevado o Brasil a Reino Unido de Portugal e Algarves. Pressionado pelos portugueses, regressou a sua terra e deixou como príncipe regente, seu filho, Dom Pedro I. O governo do sucessor foi pontuado por constantes conflitos pró-independência. Defensor de práticas ditatoriais, D. Pedro enfrentou diversos movimentos oposicionistas durante seu reinado, até abdicar do trono e deixar como sucessor, seu filho, D. Pedro II. Este, menor de idade, viu seu país ser dirigido por um governo provisório até que, envolvido em um golpe que legitimou sua maioridade precocemente, assumiu o trono. Seu reinado foi marcado pelo fim do regime escravista e declínio do Império, quando o Marechal Deodoro da Fonseca proclamou a República, em 1889.

                    

                                   
                                           
                    Hospedagens que os portugueses construíam para se hospedar.    

                                     
                                                    Os escravos praticando a capoeira.              



                    Texto produzido por Pâmella Sthefhany Nepomuceno Silva  5° Ano "A"





                                                                                                            
  1.                Brasil Pré-colonial  

    Com a chegada dos portugueses ao Brasil em 22 de abril de 1500,se dá inicio ao período  pré -colonial,que consiste na época em que os portugueses não tinham ainda se fixado no país, apenas exploravam suas riquezas.Naquela época o pau-brasil era o produto de maior valor comercial na Europa.                                            Entre (1500 e 1530),começou o período do pau brasil .Na Europa estava na moda o pau brasil ,foi ai que os portugueses passaram a se interessar mais pelo pais, descobriram  que o Brasil tinha uma enorme contidade de pau brasil .Então passou a vender o pau brasil para toda a Europa 
     Os tempos foram se passando e a situação Portugal passou por dificuldades financeiras por isso procurava riquezas no Brasil.
                                                                          



Aluno:    Luiz  Felipe   Da  Silva